OS PRIMEIROS ANOS (1983-1996)

A Liga dos Estados Secessionistas foi, durante muito tempo, um sonho do jovem Robert Ben Madison, fundador e Rei da Talossa, quando ele tinha 12 anos de idade em 1979. Seu objetivo principal era reunir iniciativas independentistas de forma a alcançar a "Secessão Singular Mundial das 10.000.000.000 de nações".

A LOSS começou oficialmente como uma aliança diplomática entre três países: o Reino da Talossa, o Reino de Thord e o Império Imperial de Jahn, em oposição a um quarto país, o Império do  Quarto de Glib. Todos governados por amigos adolescentes na cidade de Milwaukee, EUA, esses estados assinaram um Tratado da LOSS em 26 de novembro de 1980, e fundaram o corpo inicial da Liga. Madison assumiu as funções principais na organização e elaborou uma bandeira e alguns fundamentos (como o reconhecimento não-obrigatório entre membros).

De acordo com informações providenciadas pelo próprio Robert B. Madison em sua "A Página das Micronações", a LOSS rapidamente ficou inativa devido à desaparição quase simultânea tanto de Thord como do Império de Jahn. A Talossa, no entanto, que existe até hoje, manteve a Liga engavetada e trouxe-a de volta à atividade quando assinou um pacto de "Organização da Aliança e Tratado Miniatura" (MATO, em inglês) com a República Popular da Fira, outra micronação adolescente fundada por  Frédéric Maugey, um amigo de Madison, na França. Nessa época, o Sr. Nathan Freeburg da Talossa foi colocado por Robert B. Madison no posto de Secretário-Geral.

Novamente, a Liga foi abandonada quando a Fira naturalmente se extinguiu e Maugey tornou-se um cidadão talossano. Pelos 13 anos seguintes, o Secretário-Geral Freeburg não faria muitos esforços para revivê-la, e tampouco fez Madison, já que a Talossa exigia então muito da dedicação de ambos.

A RESSURREIÇÃO DA LIGA (1996-1999)

Em meados da década de 1990, entretanto, com a explosão mundial da Internet, novas micronações apareceram e Robert B. Madison criou a sua "A Página das Micronações (The Micronations Page)", um cadastro online para projetos secessionistas com comentários (escritos de acordo com as visões pessoais dele). Em 1995, a Talossa foi tema de matérias em vários jornais na América do Norte, e micronacionalistas novatos contactaram Madison em busca de diplomacia. O rei talossano então construiu a primeira página web da LOSS e aceitou o Império da Ældária e o Co-Principado da Sandária como membros. No outono do ano seguinte, a LOSS já contaria 7 membros, incluindo países não-baseados nos EUA como a Risengutlândia-Elermarca (Alemanha, 1987), Porto Claro (Brasil, 1992), e a Niquedônia (Canadá, 1995).

Em Outubro de 1996, a LOSS finalmente começou a ser modelada muito próxima à sua estrutura atual. Um Secretário-Geral foi eleito pela primeira vez, e vários novos membros ingressaram. O Sr. Pedro Aguiar, fundador de Porto Claro e pioneiro no micronacionalismo Latino-Americano, foi o escolhido pelos membros e estabeleceu os procedimentos principais para a futura Carta da LOSS (criação da Assembléia Geral, eleição de oficiais, condições de pertinência, e até propostas para um Conselho de Segurança, então rejeitadas pelos membros) assim como convidou e admitiu novos membros como a Comunidade de Port Cólice e os Estados de Málagis.

No inverno de 1997, a Liga recebeu seu primeiro website independente, um novo logo, um hino e um número de certos protocolos. Ele também criou o MDB, Micronations DataBase, os registros oficiais da Liga para micronações, como previsto nos fundamentos de Madison. A cidade-sede da organização foi estabelecida em Tamar, capital de Port Cólice (mais tarde foi acordado que a cidade-sede será sempre a cidade onde o  Secretário-Geral morar). Os Colicianos, os Portoclarenses e os Niquedônios uniram-se aos Talossanos como os principais mantenedores da LOSS.

Em junho, entretanto, o Secretário-Geral Aguiar teve que deixar o cargo devido a assuntos internos em Porto Claro e indicou a Sra. Lise Mendel de Port Cólice como sua sucessora. Depois de alguns meses estagnados, a Sra. Mendel não pôde conduzir os negócios da Liga e os talossanos tentaram impor o Sr. Richard Grogan, da então não-membro Baja Arizona, como Secretário-Geral, e outras nações reagiram. Esse conflito levou a uma crise que durou até o fim de setembro, quando a Sra. Mendel finalmente tomou posse, criou a primeira Lista de Discussão da LOSS e apresentou a Carta Rascunho pela qual a Liga seria conduzida dali em diante.

O mandato da Sra. Mendel terminou com a eleição do Sr. David Kendall, seu compatriota, que continuou o moroso processo de estabelecer as instituições da Liga, como o Tribunal Intermicronacional de Justiça. Por outro lado, ele eliminou os registros do MDB e simplesmente cancelou a pertinência de estados inativos. Em julho, a atual Lista de Discussão da LOSS foi criada. A Carta da LOSS foi finalmente aprovada em 30 de dezembro de 1998, e assinada pelos 14 países membros de então.

DIAS ATUAIS (1999-)

Com a eleição do Secretário-Geral Thomas Leys, em abril de 1999, a Liga entrou na sua fase contemporânea de evolução. Também de Port Cólice, o Sr. Leys encorajou a admissão de vários novos membros e o cumprimento rígido da Carta. Sua administração foi bem rebida pela maior parte dos membros e ele se tornou o primeiro Secretário-Geral a ser eleito para um segundo mandato (2000-2001). Ainda assim, a Liga ainda era assombrada por períodos de inatividade, um problema que parece continuar um tanto constante.

(Foi no outono de 2000 que o Website da LOSS foi completamente reformado de novo. O conteúdo e o texto (a maior parte escrita por David Kendall baseado nas palavras originais de Robert B. Madison) foram melhorados e a Liga recebeu uma nova bandeira (para substituir a de 1980, que já não era usada nos três anos anteriores) e um design totalmente novo para a página feito pelo ex-Secretário-Geral Pedro Aguiar, agora o webmaster oficial. O Turquesa, a cor oficial da Liga, foi preservado.)

O Secretário-Geral Leys pôs em prática o sistema de autônomos comitês, trabalhando em assuntos específicos, compostos por delegados. Isso expandiu as responsabilidades da Assembléia Geral e promoveu uma maior descentralização do poder. Tal política não foi igualmente estimulada por seu sucessor, o Ras Diga Makonnen IV da Cátera-Macúsia (o primeiro monarca a dirigir a Liga). Outra proposta insistente do Sr. Leys, a criação do posto de Presidente da Assembléia, nunca foi aprovada pelos membros. Ele também promoveu o crescimento da LOSS em quantidade: o número de membros duplicou sob a gestão de Thomas Leys.

Em abril de 2001, o Ras foi eleito concorrendo contra o isonômio Sr. Fred Church, durante uma longa ausência do Sr. Leys. Numa eleição de certo modo controvertida, devido a questões de quórum, o novo Secretário-Geral tomou posse prometendo recuperar a atividade e a importância da Liga n cenário intermicronacional. Depois de 10 meses que esses objetivos não foram exatamente alcançados, o Ras foi pesadamente acusado de espionagem e terrorismo pelo Xá de Babkha e outras nações e, quando um voto de desconfiança começou oficialmente, o Ras renunciou ao Secretariado e o Sr. Church tornou-se o 8º líder da Liga dos Estados Secessionistas.

Clique aqui para ver o histórico completo dos países-membro.