"Sentado em um banco de praça, admirado com a beleza das senhoritas que passeavam e fascinado pelas construções no estilo do Velho Mundo, pensei -Estou na Stráussia."

Saint-Benoît,20 de janeiro de 2.001 - Edição 8 - Ano 3
 
Editorial
 
    Esta semana começou com discussões no Chandon, uma destas culmina em um processo movido por Paulo Jacob contra o candidato Arthur Rodrigues. Quem era o advogado do Sr. Jacob? Ninguém menos que Briel Aitt, o candidato adversário. Por fim o processo é indeferido e Arthur Rodrigues é eleito por noventa por cento dos Qualícatos. Stráussia continua a crescer. Há a possibilidade de surgirem bons projetos após um chamado de nosso Secretário de Educação e Cultura. Stráussia cresce. Em três semanas teremos uma Biblioteca Capitanial. Confira nesta edição uma entrevista com o responsável pelo projeto e novo Bibliotecário-Mor de Stráussia. Para o deleite dos senhores leitores, volta nossa seção de contos straussianos e teremos a partir de agora duas colunas singulares: Pela Semana... uma coluna bem humorada de notas semanais e Diário de um Cadete, uma divertida narração do dia a dia de um cadete da AGI.
    Boa Leitura, Boa Semana e Quem mandou morar longe do Rio de Janeiro, Ficou sem churrasco;-))-:
    Deus Salve o Imperador,
    E que Deus abençoe a Capitania Democrática de Stráussia!
 
Eleições Para Premier - Resultado
 
    Temos um novo Premier eleito pelos Qualícatos. Seu nome é Arthur Rodrigues. O resultado da votação foi 1 voto para Briel Aitt, Candidato do Partido Arena, contra 9 para Arthur, candidato pelo Pacso. Arthur fez uma campanha discreta, baseada principalmente em seu currículo reunião e nos contatos e apoios políticos. Já Aitt fez uma campanha bastante imaginativa, utilizando discursos e dirigindo suas palavras aos quatro cantos de nossa ilha. Mas um fato inusitado, na última semana de campanha, levou por água abaixo a campanha do arenista: Briel, representando o Sr. Paulo Jacob, entra com um processo contra Arthur. Devido à Lei que impede um candidato a Premier a tomar posse de seu cargo, ganha a votação, caso esteja sendo processado, fez com que o povo reunião interpretasse a atitude dos Srs. Jacob e Aitt como uma artimanha política de baixo nível. Mesmo que não fosse essa a intenção de Briel Aitt, todos sabem, A Voz do Povo...
.   
 
Secretário De Cultura Quer Desenvolvimento
 
    Na última semana, O Secretário de Educação e Cultura da Capitania Democrática de Stráussia, Guilherme Fernando Pagel, convocou informalmente Burgomestres e cidadãos Straussianos a apresentarem planos referentes à sua Secretaria. Os planos que apresentassem boas idéias e viabilidade seriam colocados como metas capitaniais. Apesar da boa idéia, houve algumas contestações. Fica-nos a dúvida, um plano destas dimensões seria viável? Talvez com uma melhor planificação e adesão maior da população da Stráussia.
 
 
Instituida a Biblioteca Capitanial de Stráussia
 
    Em portaria No 003/2001, emitida pelo Secretário de Educação e Cultura, Guilherme Fernando Pagel, foi instituida a Biblioteca Capitanial de Stráussia Imperador Cláudio I. A biblioteca estará sediad em Saint-Benoît e será seu responsável o Sr. Luiz Carlos Bertachi Filho, denominado Bibliotecário-Mor. Segundo seu projeto, a biblioteca capitanial será construída em três semanas e contará com aproximadamente 200 obras. Lei a seguir a entrevista com o Bibliotecário-Mor:
 
Strausserwelt-> Sr. Luiz, conte-nos um pouco sobre sua pessoa e como "aportou" em Reunião.

Luiz Carlos-> 
O Luiz macronacional é o mesmo micronacional com poucas diferenças. Sou macronacionalmente estudante de Letras e um apaixonado pelas artes, principalmente pelo teatro e literatura, e isto reflete micronacionalmente, pois ocupo a cadeira No 7 da Academia Reuniã de Letras e agora sou responsável por uma biblioteca. Aportei (rs) em Reunião, após o convite do amigo e irmão Arthur Rodrigues. Primeiro visitei a homepage e hesitante preenchi o formulário do Ministério de Imigração, inseguro de não ser aceito...
 
Strausserwelt->  E por que não seria aceito ?

Luiz Carlos->
Não conhecia os critérios de aceitação. Era somente um pouco de medo do desconhecido.

Strausserwelt->  O que levou-o a escolher a Stráussia para fixar sua residência?

Luiz Carlos->
Recebi  diversos convites, um deles foi o da Srta. Vanessa Abrantes, convidando-me para morar em Saint-Marie, Stráussia. Após fazer uma visita ao Burgo, foi inevitável ficar por lá. A tranqüilidade e o aroma dos campos de baunilha me seduziram.

Strausserwelt->  Como surgiu a Biblioteca Capitanial?

Luiz Carlos->
Em uma mensagem postada na lista da Stráussia, Vanessa disse que poderíamos fazer algo mais para a cultura de nossa capitania, foi discutida a idéia de uma biblioteca, então elaborei e enviei um projeto de construção de uma biblioteca.

Strausserwelt->  E como será a construção da biblioteca?
 
Luiz Carlos-> O Projeto possui três fases distintas. A primeira fase é a pesquisa e aquisição do acervo, a segunda será a construção de um lugar sob medida para abrigar as obras e a terceira será o transporte, registro e arrumar tudo para a inauguração. A biblioteca deverá ficar pronta em três semanas, mas ainda não foi definida a data de inauguração.
 
Strausserwelt-> De que tipos de obras será composto o acervo?
 
Luiz Carlos-> O acervo será composto por obras clássicas de diversas línguas, entre elas francês, inglês, alemão, latim e português, e serão obras literárias, religiosas, didáticas, filosóficas e técnicas.
 
Strausserwelt-> Deixe um recado para nossos leitores.
 
Luiz Carlos-> O micronacionalismo é um hobby apaixonante, é claro que a vida micronacional não substitui a vida macronacional, mas é como se tivéssemos em mãos a chance de levar uma vida paralela, uma segunda vida em um mesmo momento, se levada a sério. Queria neste espaço deixar expresso meus agradecimentos ao Art, à Vanessa Abrantes e ao Capitão Roriz, que muito me auxiliaram no começo de minha vida micronacional.
 
Pela Semana...
Por Rodrigo Thedim
 

Bom, a semana transcorreu perfeitamente normal aqui em Reunião. Percebi agora o porque do nome Reunião: ia pegar mal chamar de Babel. Digo isso porque nestas últimas semanas pude acompanhar uma crise alemã (aqui nos lados de Straussia), crise esta que suscitou defesas ao francês, gerando um levante lusitano (sim, acreditem !!) e terminou do jeito que se esperava: tudo discutido e nada decidido.

Em Chandon, agora temos um imigrante italiano que cismou que quer montar uma cidadela italiana. Espero que ele não seja membro da Cosa Nostra, afinal a concorrência aqui é normalmente tratada de modo bastante violento. Sinceramente acredito que ele não seja italiano, mas sim norte americano: só americano se preocupa em montar asilo e zoológico.

Lançado o primeiro concurso de criatividade Straussiana ! Todos os cidadãos devem apresentar projetos criativos e que gerem muito trabalho ! Não precisam ser aderentes a nenhum planejamento do novo Premier (e muito menos do anterior). Interferência ministerial é uma coisa muito chata !

Depois de escolhidos os melhores projetos vamos construir prédios !!

Odeio quando SSMI escreve naquele tom para Chandon. Me sinto uma criança levando pito do meu irmão mais velho. E olha que eu nunca tive irmão mais velho para me dar pito..... Será que todos se sentem assim ? Pelo menos quem deveria, se sente assim ?

Uma outra coisa que me intrigou é: será que todas as listas micronacionais têm nome de Champagne ? Perrignon, Chandon.. Temos alguma marca espanhola também ? E as italianas, conhecidas também com Pro Seccos: Nino Franco, Primo Franco etc... Alguém poderia elucidar esta dúvida do colunista ? De preferência me enviando uma garrafa de cada lista....

 

Diário de um Cadete

Por Simba O'Toole

Consegui uma exclusividade: um cadete em treinamento na AGI se dispôs a ir me relatando seu dia a dia, por lá ! A única coisa que ele pede é sigilo. Portanto começa hoje o Diário de um cadete.

18.01.2001 – 13:30H

Tudo ok ! Agora faço parte da Academia. A primeira mensagem avisa que os novos cadetes devem se apresentar a lista e serão orientados: técnicas de processo, leis etc.

Exercícios: passar e-mail mais rápido. 3 séries de 30 mails.

18.01.2001 – 16:30H

Ganhamos nosso primeiro presente: Fulano postou mensagem em Chandon sem assinatura. Cadetes novatos vamos lá !!! É sua chance de processar alguém !!!!

Exercícios: mais duas séries de 50 mails. Depois alongamento.

18.01.2001 – 18:13H

Esse horário é infernal... Nem jantei ainda e agora vem a primeira instrução ?! Cadê os direitos humanos... Mas é uma bela aula. E termina contando para onde devemos enviar nossos "processáveis". Particularmente eu prefiro A cadete em detrimento dO cadete.

Exercícios: decorar todo o texto. Reler Chandon desde 1998 e e procurar pessoas para serem processadas... (devo confessar que não sei como fazer isso. E se as pessoas tiverem saído de Reunião ?)

18.01.2001 – 21:20H

Conforme o pedido me apresento. E solicito informações, informando que estou completamente perdido (e morrendo de fome). Desmaio em cima do teclado após ler a primeira fase.

Dia livre não há exercícios

19.01.2001 – 11:34H

Mais um cidadão se apresenta.

19.01.2001 – 11:56H (suspeito que sejam a mesma pessoa.. ;) )

Resposta oficial e agora, de verdade somos CADETES.

19.01.2001 – 18:57H

Já começou o ciúme. Já tem gente querendo uma patente mais alta do que a minha !!! O Sucesso incomoda mesmo. Em um dia já sou Cadete, imagina em 1 semana ?. Competência é isso aí !

19.01.2001 – 19:01H

Me ensinaram que quando alguém dá um presente não pode tomar, certo ? Aqui não vale isso. Quem deu aquele fulano de presente para ser processado já quer fazer isso ele mesmo. Mas é uma pessoa legal: avisou que temos até segunda-feira para processar, caso contrário ele mesmo vai fazê-lo.

19.01.2001 – 21:24H

MEU DEUS. O acusado também é cadete !!!! E agora ?! E já mandou avisar que já tomou uma bronca dos seus superiores.

Simba O’Toole – Diretamente da Selva AGIana

Se nosso correspondente/informante não for cruelmente torturado na semana que vem tem mais.

 
    
Contos Straussianos   por Luiz Carlos Bertachi Filho    

As árvores pareciam mais frondosas que antes. Uma aléia colorida pelas flores de primavera conduzia até o centro da praça. Alguns pombos treinavam seu vôo enquanto andorinhas brincavam entre as azaléias carregadas. Um ou outro casal de namorados fazia arrepender-me de minha vida errante... Até que eu chegava perante a estátua. Uma jovem mais bela que todo o panteão greco-romano, vestida de uma túnica leve como a seda, pálida como o mármore branco, suas formas bem definidas e lapidadas, seus lábios semi-abertos como de desejo, sua face de esperança, seus olhos de um misterioso medo. Uma de suas mãos segurava seus longos cabelos cacheados e a outra estendida, confundida entre o gesto de "venha" ou "vá". Nenhuma placa ou indicação, somente aquele olhar fixado a leste, como que ansiosa, desejosa ou temerosa, pela vinda de cada novo dia, cada nova vida... Ah, um dia ainda descubro seu mistério, minha estátua.

 

 
Expediente:
Editor-Redator - Luiz Carlos Bertachi Filho
Colunistas - Rodrigo Thedim
                   Simba O'Toole
 
As Matérias assinadas são de responsabilidade dos colunistas, não expressando propriamente a opinião do jornal.
 
Quer ser repórter ou colunista do Strausserwelt?
Envie-nos um e-mail para [email protected] !
 
 
ORGULHO DE SER STRAUSSIANO!
 
Jornal da Capitania Democrática de Stráussia, divisão administrativa do Sacro Império de Reunião.