Stráussia, você já deve ter precebido, é parte do território do Sacro Império de Reunião, micronação constituída virtualmente na Ilha de Reunião, possessão francesa próxima a Ilha de Madagascar no Oceâno Pacífico.

Stráussia era uma das duas Capitanias que compunham o antigo Vice-Reino de Reunião, parte do Império de O País! junto com Dábliu (atual Le Port). Atualmente, Stráussia compõe o Sacro Império junto com mais 2 capitanias além da já existente Le Port : Conservatória e La Fournaise.

Diferente das outras Capitanias, Stráussia se organizou sobre um sistema de democracia mais amplo onde a gerência pública orgânica está nas mãos dos eleitos pela Nossa Gente. Compete unicamente ao Capitão-Donatário Straussiano, representante de Sua Majestade em Stráussia, funções residuais que poderão ser exercidas pela administração pública ou pelos demais poderes tão logo disponham a assim fazer! apesar disso, o Capitão ainda assegura a si a função de garantir a governabilidade e o respeito entre os poderes nas atribuições de cada um e o respaldo da vontade popular. Sobre a disposição política Straussiana, você poderá ler em Nosso Protocolo Constitutivo .

Se este é o primeiro site que você visita sobre micronacionalismo ou ainda não está muito a par do que é esta coisa toda, vamos tentar fazer um breve resumo prático!

Micronacionalismo é uma simulação política! é uma espécie de sociedade (sim...pode haver sociedades ainda que sejam apenas via internet) composta por pessoas interessadas em coordenar a organização de um Estado, criam instituições de um Estado e as fazem funcionar, tal como verificamos em nossos países mesmo!

Esta organização é feita via uma lista de e-mails da qual os cidadãos fazem parte! então é mais fácil do que você imagina. Se você é adepto de um jogo de RPG, tentará imaginar estes e-mails como um PbEM, mas não é bem assim! Através dos e-mails, além dos debates sobre diversas questões que estão em pauta de diversas sociedades (aborto, pena de morte, democracia, ditadura, transgênicos, comunismo, capitalismo, etc.) também há as mensagens ditas oficiais que organizam e desenvolvem o trabalho político (ex: o Premier avisa que está se criando uma empresa de fazer websites, o Ministro da Justiça comunica da existência de um pedido de extradição, a Assembléia apresenta os projetos de lei votados, etc. ). Assim como descrevemos ainda é um pouco superficial, mas é fácil de compreender. Quando você ingressar entenderá rapidamente .

Mas as coisas não acontecem via e-mail apenas, é por isso que programas como ICQ,AIM e MSN e sua divulgação para os cidadãos é importante, muitas decisões sobre os rumos destas nações virtuais são tomados por estes canais de comunicação! Acordos, alianças, pedidos, etc.

A coisa não fica apenas por aí! Também existem relações internacionais que devem ser tratadas com muito cuidado e inclusive alguns países já declararam guerra uns aos outros (mas ainda é uma incognita como eles conseguem guerrear!!!). Com certeza este é um hobbie cheio de muitas emoções, que poderá exercitar sua sagacidade política, suas formas de discurso e também fazê-lo conhecer vários amigos que poderás levar para sua vida toda!

A Capitania Democrática de Stráussia está envolvida em tudo isso, onde há um espaço aberto para que todas estas emoções do micronacionalismo se desenvolvam. Você pode ser o que você quiser aqui, basta escolher e querer fazer, com certeza todos os cidadãos desta Grande Capitania o ajudarão, afinal, todos já forma cidadãos novos como você.

Você poderá ainda saber mais sobre o micronacionalismo na mensagem de Sua Sacra Majestade Imperial, Imperador Cláudio I. é um texto um pouco longo, mas bom se você quer saber com acuidade do que se trata tudo isso!

Esperamos vê-lo em breve!