Bairros de Saint-Denis:

Centro da Cidade:

Santo Cristo: Aqui fica o Quartel General da Guarda Imperial, na Fortaleza Rodrigo Leite, um prédio vermelho com a bandeira da corporação no topo. Também é a sede da Citadela Antônio Jubileu, onde está, actualmente, localizada a sede do Comando Geral das Forças Armadas Imperiais. O bairro também sedia o Solar dos Denisienses, sede do Governo Distrital, de onde despacha o Lorde Mayor. No "Beco das Derrotas", logo atrás do Solar, ainda pode ser visto um raro exemplar: uma estátua de Pedro Aguiar Lopes de Abreu, ex-Lorde Protetor e grande traidor da pátria.

Dayspring: Aqui ficam as grandes empresas e as esferas do governo que são "relativamente novas", braços do governo que foram criados mais recentemente. O nome do bairro homenageia a controversa figura de Laura Dayspring, ex-premier do Império. Podem ser encontradas aqui as sedes do Instituto Reunião de Pesquisa e Estatística (IIPE) e do Colégio Reunião de Heráldica. Um grande movimento de romeiros costuma se colocar à frente da Abadia de São Dinis, sede da Igreja Católica em Reunião, onde pode ser encontrado o Arcebispo Imperial.

Trigal: Aqui fica a Península dos Departamentos, fileira de 12 edifícios onde, até a emenda constitucional Número 06, que estabeleceu a separação do Poder Executivo do Moderador, ficavam os departamentos que foram abolidos com a criação dos Ministérios (estes localizados hoje em Beatriz). Cada um dos Edifícios tem a efígie de um Imperador Paísense, sendo que o último carrega a face de Jayr Mocelin, Vice-Rei de Reunião. Hoje os edifícios estão, em sua maioria, fechados, aguardando que o Poder Moderador lá sedie alguns de seus novos "sub-departamentos". Em Trigal localiza-se o Palácio Irdish Hall, sede da Agência Reuniana de Notícias.

Castro-Bourbon: Aqui, no número 01 da Avenida Arquiduquesa de Lalique, fica localizado o Palácio Compton Hall, sede do Egrégio Conselho Imperial de Estado. No ponto central de Castro-Bourbon está o Palácio Imperial de St. Denis, sede do Governo Imperial e dos gabinetes do Imperador e do Lorde Protetor (no popular Anexo Oeste); o palácio é rodeado pelo impecável Jardim dos Dodôs, onde pode-se ver desde labirintos-vivos até lagos repletos de vitórias-régias, além da disputadíssima criação de pássaros dodôs do Imperador Cláudio Primeiro.

Periferia:

Santa Cruz, Napoleônia, Yako McPhill e Tartufo: Aqui, apesar de não haver qualquer tipo de miséria, moram os cidadãos mais humildes, menos ativos e aqueles recém chegados no país. Os condomínios de casas, apesar de humildes, oferecerm bastante conforto aos recém-chegados.

Santa Magdalena: Aqui fica o Departamento do Protocolo Monárquico e o Departamento de Direito da Universidade de Reunião. O maior destaque do bairro é mesmo o "Monumento à Vitória", que simboliza o triunfo de Reunião na ocasião do Golpe dos Hipócritas, em março de 2000.

Outros Bairros:

La Vella: Muito próxima a Castro-Bourbon, é aqui moram grande parte dos Nobres de alto escalão, além de cidadãos veteranos, aqueles que trabalham na Chancelaria e muitos dos Conselheiros Imperiais (quando não estão em suas Capitanias de Origem). Morador há tempos e chefe da Associação de Moradores, mora o Ex-Conselheiro Imperial Karl Fischer, que incomoda a todos com seus abaixo-assinados.

Martinique: Demais funcionários públicos de altíssimo escalão ( Presidente da SIG, Arauto Imperial, etc. ), onde fica o Pálacio Imperial, margem da avenida 28 de Agosto. Aqui fica também o Jardim Botanico, a Academia Reuniã de Letras e RPG ( Sediada no Palácio Acadêmico, construção modernosa ), a Sociedade Imperial de Geografia fica no pequeno Solar de Cristal, Mini-Pálacio todo de Cristal feito especialmente para a Imperatriz Roberta, que, descobriu-se mais tarde, detestava o reflexo dos Cristais em sua vista.

Antonnei: Bairro de Classe Média Alta, onde moram comerciantes, etc. As escolas aqui ficam e os Hospitais também. Qualquer tipo de comércio é proibido nos bairros acima de La Vella e Martinique. Perto do Hospital Modelo Dr. Alberto Fioravanti, fica a Funerária Azrael, uma das mais antigas do país.

Von Batellion: A Base Militar que ocupa grande parte da Cidade fica aqui. Só os altos oficiais do governo podem entrar. A Base Militar existe há mais de 200 anos, e tem lá um castelo, o Nova Guapimirim, onde o Ministro da Defesa pode se hospedar quando chega de Beatriz. A Base pertence, hoje, à Guarda Imperial de Reunião, que nela concentra a maior parte de suas operações, deixando a Fortaleza Rodrigo Leite para o treinamento de cadetes.

Clarabela Null: Aqui fica o Aeroporto Internacional. Em volta dele estão as Embaixadas, na Avenida Duque de Marapendi (em homenagem ao ex-chanceler Jeremy Johnson), mais conecida como "Av. das Embaixadas". O maior prédio, o Pálacio São Herculano, foi doado à República de Porto Claro pelo Império para estabelecimento de sua Embaixada, em 1999. O Solar Lorraine sedia a embaixada da República de Orange, desde sua inauguração pelo então Lorde Protetor Filipe Oliveira. Um dos edifícios mais bonitos é a bucólica sede da Embaixada Açoriana.

<< Voltar para a página principal