01 - O Que é, na verdade, o Sacro Império de Reunião?
02 - Então, Reunião é um simples "jogo"?
03 - Reunião é alguma espécie de movimento separatista?
04 - Por que "Império de Reunião"?
05 - Como me tornar um Súdito de Sua Majestade Imperial?
06 - Só existem Micronações Brasileiras?
07 - Já entendi. Mas qual a graça disso tudo?
08 - Ah, que legal! Um "jogo" de guerra!
09 - Onde posso conseguir mais informações sobre as Micronações?
10 - Como funciona o Sacro Império de Reunião?

1 - O Que é, na verdade, o Sacro Império de Reunião?
O Sacro Império de Reunião é micropaís, e faz parte do Mundo das Micronações (Micronations), chamado por alguns de "micromundo" ou "mundo micronacional". É um "país modelo", uma nação onde a opinião de cada um tem peso, devido ao diminuto número de cidadãos (Hoje em torno de 130). Reunião é um país real na internet; ou seja, uma simulação de política e sociedade. Como existe o "aeromodelismo", o "automodelismo", também há o " país-modelismo", que convencionou-se chamar de "micronacionalismo". Da mesma forma que os dois primeiros, o país-modelismo é um hobby muito interessante; em menor escala, traz tudo que um país real, como Angola, Brasil ou Portugal, possui (à exceção dos impostos!). Temos jornais, centros de astronomia e ensino, empresas, cidades... Tudo mesmo que uma nação de verdade possui; mas tem uma vantagem ! Aqui, cada membro é uma pessoa pública; tudo que escreve e diz é ouvido e levado em consideração por todos os demais súditos (cidadãos), através da lista de mensagens (e-mails) oficial do país, cujo nome é C.H.A.N.D.O.N.. Para saber mais sobre as micronações, clique aqui.

2.0 - Então, Reunião é um simples "jogo"?
De forma nenhuma! Somos muito mais que um reles "joguinho". O Mundo das Micronações é formado por mais de três centenas de "países ideais ou efêmeros" como este. Milhares de pessoas estão envolvidas nesta simulação, entre eles muitos Professores Titulares de universidades de todo o mundo, Jornalistas, Empresários, Estudantes, et caetera. É perceptível, porém, uma abundância de Professores Universitários e Estudantes, também Universitários, neste interessantíssimo hobby. É um movimento que reúne homens e mulheres interessados em política e governo.

3.0 - Reunião é alguma espécie de movimento separatista?
Haja imaginação para fazer alguém fazer uma pergunta como esta. Espero que nós brasileiros jamais cheguemos ao ponto dos Norte-Americanos, que são obrigados a colocar avisos em todas as páginas de micronações ("disclaimers"), informando que não são parte de guerrilhas e movimentos separatistas. Como já explicamos, Reunião é parte de um mundo à parte, uma "brincadeira séria", não atentando, pois, contra a República Federativa do Brasil, seu Governo, suas Instituições. O mesmo se aplica a todos os outros países do mundo.

4.0 - Por que "Império de Reunião"?
Bernardo Bauer e eu (Cláudio de Castro) precisávamos de duas ilhas mais ou menos desconhecidas, próximas uma da outra, para fundar o nosso Império (no início, O País!, até a secessão, em 1997, quando nos transformamos em dois Impérios diferentes e independentes). Fomos aconselhados pelo Pedro Aguiar (até então o Chanceler de Porto Claro) a arrumar um local afastado para nossa futura nação. As ilhas do Caribe já são muito conhecidas, e as da Oceania são países independentes; então, só nos restou uma saída, "afanar" as Ilhas de Reunião e Maurício, a leste de Madagascar (Oceano Índico) para com elas fundar o nosso Império. Novamente, nada temos contar os Governos reais destes lugares, e os escolhemos aleatoriamente. Se você é nativo de Reunião, não se preocupe, você não está sob a jurisdição do Governo Imperial de Reunião, e nem sob a égide da Justiça Reuniã comandada pela Desembargador Imperial Marcos Valle, nenhuma revolução ocorreu sem que você percebesse. Você empresário, que tem seu Caixa 2 em "nossa" ilhota, Não se apoquente, não temos como confiscar seu dinheiro (se pudéssemos, o faríamos, acredite). O nosso Império já recebeu atenção da imprensa reunionnais (da verdadeira Ilha de Reunião) uma vez, como você pode ver aqui. Outros mais de 50 jornais, de inúmeros países como França, Itália e Taiwan já publicaram matérias sobre Reunião. No Brasil, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, o Estado de São Paulo e outros vários já nos retrataram. Até mesmo a BBC de Londres publicou matéria sobre nós, onde dizia sermos "exemplo de micronação bem-sucedida".

5.0 - Como me tornar um Súdito de Sua Majestade Imperial?
Para se tornar um cidadão reunião, basta você preencher o Formulário Imperial para Aquisição de Cidadania Reuniã e aguardar a resposta do Ministério do Turismo e Imigração, que irá analisar suas respostas, num prazo de três semanas. Se você já é cidadão de outra micronação, dê baixa em sua cidadania lá, para que possamos aceitá-lo aqui (do contrário, você será empalado, por crime de Lesa Majestade). A dupla-cidadania só é admitida em casos ESPECIALÍSSIMOS. Se você já é cidadão, e deseja mais informações laia com atenção nosso MANUAL DO CIDADÃO.

6.0 - Só existem Micronações Brasileiras?
Pelo contrário. Algumas micronações brasileiras são o Sacro Império de Reunião, a Comunidade Livre de Pasárgada, a República de Orange, a República de Marajó, o Reino Unido dos Açores, Reino Unido de Portugal e Algarves, a República de Porto Claro, o Principado de Sofia, a Andorra Imperial, o Império Alemão, o Sacro Reino de Pathros, o Reino Unido das Duas Cisílias, o Cordial Reino de  Kelterspruf, entre tantas outras mais. Ultimamente, vêm surgindo outras micronações, que, por enquanto, não podem ser levadas a sério, pois não se enquadram dentro do que propõe o micronacionalismo. Por isto, recomendamos que você fale inglês (preferencialmente) ou qualquer outra língua, para que possa ter uma pista do que esteja acontecendo. Há micronações norte-americanas, dinamarquesas, alemãs, portuguesas, moçambiquenhas, francesas, inglesas, japonesas e muitas outras.

7.0 - Já entendi. Mas qual a graça disso tudo?
Na vida real, nossas opiniões e convicções políticas em nada ou quase nada pesam. Nossos candidatos nunca vencem, o vereador nunca nos atende ao telefone, nunca falamos com o presidente que elegemos... Está aí o grande trunfo de uma Micronação. Em Reunião, por exemplo, você poderá ser um Conde, Ministro, Embaixador, Alcaide ou Conselheiro, e caso não goste de publicidade, poderá mandar mensagens para eles reclamando de suas gestões, e pedindo coisas... Indico as micronações para os fãs de jogos como Civilization I e II, Warcraft, Imperialism, Capitalism, Colonization. Você que é fã de relações internacionais vai gamar nesta simulação. Poderá, caso consiga um cargo importante aqui dentro, comunicar-se com os Chefes de Estado e de Governo de outras micronações, fechar importantes acordos, quebrar tratados (bem, às vezes acontece), e muito mais. Agora, se você odeia Política, História, Geografia, e a sua Língua Natal, é bom manter-se longe das Micronações, não queremos ver seu cérebro explodir.

8.0 - Ah, que legal! Um "jogo" de guerra!
Nananinanão....... Em primeiro lugar, não é jogo, como já expliquei. Em segundo lugar, e infelizmente, não há como ir-se além de uma Guerra Fria no mundo das micronações. Sim, porque de que forma uma nação atacaria a outra? E se eu disser que tenho um exército de um bilhão de homens? Tudo tem que ser plausível, verossímil, POSSÍVEL! Não se pode sair inventando a torto e a direito, sem se preocupar com a história real do mundo - é esta a grande dificuldade das Micronações. Você não pode ser "pego na mentira", jamais.

9.0 - Onde posso conseguir mais informações sobre as Micronações?
Visite esta página para uma explicação detalhadíssima sobre o que são e como funcionam as micronações. Após isto, é aconselhável que visite a página de links de Reunião, seu passaporte para o incrível mundo dos micropaíses.

10.0 - Como funciona o Sacro Império de Reunião?
O Sacro Império funciona a partir de uma lista de mensagens, o CHANDON, onde são discutidos por todos os cidadãos os assuntos do Império. Aos e enviar uma mensagem para o Chandon, todos os cidadãos de Reunião receberão esta mensagem. Através do Chandon se dão todos os acontecimentos oficiais do Império, enquanto no ICQ ou no AIM é feita a chamada política de bastidores. A lista distribui cerca de 50 emails diários; o status de cada cidadão é, em geral, reflexo de sua participação nas discussões lá realizadas.


Contacte o Sacro Império de Reunião nos endereços abaixo:

Correio Lesma:
Embaixada do Sacro Império de Reunião no Brasil
Caixa Postal Número 02
Rio de Janeiro, RJ - BRASIL
(AVISO: A CAIXA POSTAL É NÚMERO DOIS MESMO)

E-mail Internet: [email protected]

Telefone:
Rio de Janeiro - (0XX21) 3325-5275 / 3325-5541 (Telefones do Imperador Cláudio)
FAX: 55-21-2509-0910

Este sítio é patrocinado pela
Sérgio Castro Imóveis - Sua Casa na Internet.
www.sergiocastro.com.br

 

© Sacro Império de Reunião - Holy Empire of Réunion