The Micronations Page. Classicíssima e matusalênica página sobre micronações na net, de Robert Ben Madison.

"Micronações, microestados, países imaginários, contra-países, nações não-reconhecidas ou estados efêmeros, todos são termos para países que foram declarados independentes por (usualmente excêntricos) indivíduos ou grupos pequenos, mas ao contrário de outras tentativas, falham em obter reconhecimento diplomático geral. Vários tiveram apenas um habitante, outros são maiores. A maioria parece consistir em um único Grande Poobah, com ou sem um cordel de pequenos Poobahs."


Robert Ben Madison, sobre Talossa.

"Nós dizemos que somos tão independentes quanto possível sem violar nenhuma lei... mas é claro, vistos bem de longe, isto significa que não somos independentes em absoluto."

"Eu me sinto como se sempre tivesse sido talossano. Eu apenas não sabia disso antes!"


Peter Ravn Rasmussen, em ilação histórica.

"O micronacionalismo é uma daquelas atividades que parecem ter sempre sido parte da natureza humana. Provavelmente, todo maior grupo nacional/tribal teve início como uma micronação."

"Um 'micronacionalista sério' dir-lhe-á que está comprometido com um projeto [micronacional], cujo objetivo final é a estatalidade. Ele pode até ter razão. Coisas mais estranhas já ocorreram..."


Peter Ravn Rasmussen, referindo-se às YAMO ('yet-another-micronational-organisations' ou simplesmente 'wannabe-ONU')

"Que a LoSS [Liga dos Estados Secessionistas] está infestada pelo comportamento do tipo crianças-brincando-na-caixa-de-areia-do-playground não é nenhuma novidade. A ONU real, às vezes, é muito parecida com isto também."


2ª regra (de 47!) do célebre Livro Rhode de Micronacionalismo, de James Rhode.

"Ação, ação, ação."


Kasimir Diana, de TorHavn.

"Se a diversidade é a especiaria da vida, então o micronacionalismo é uma mistura pungente"


Bruno Cava, contra o cisalhamento "vida real" x "vida micronacional".

"O micronacionalismo não se separa da vida; ele tão-meramente se distingue nela."


Alex Blumberg, sobre o fundador de Talossa.

"Lunáticos vêem um mundo diferente do que aquele ao redor deles - mas também o fazem os visionários. O que Ben Madison vê é real, porque outros também vêem."


Cláudio de Castro, sobre a função pedagógica do micronacional.

"O micronacionalismo é uma ferramenta de engrandecimento pessoal, e de enriquecimento intelectual e pessoal: assistimos a muitos cidadãos se formarem em profissões com que tiveram o primeiro contacto através do micronacionalismo, e até casamentos duradouros entre cidadãos"


Pedro Aguiar, sobre a micronação enquanto país real e não virtual.

"As pessoas, e as relações que elas estabelecem entre si e com coisas, formam a sociedade, que é o que nos tira do 'virtual' e nos encaixa no Real."


Christopher Thieme, insurgindo-se contra o "hobbismo".

"Micronacionalismo não é apenas um hobby, micronacionalismo é uma paixão."

 

© Sacro Império de Reunião - Holy Empire of Réunion