O Sacro Império, indivisível sob a liderança incontestável de Sua Sacra Majestade Imperial, é uma unidade política que guarda e mantém diversos domínios políticos, tal qual unidades administrativas. Constituído por uma infinidade de instituições políticas, administrativas e cerimoniais, se trata do maior ente político já tratado em toda a história do micronacionalismo. Este fato lhe rendeu as mais diversas citações e referências em todos os cantos do mundo, inclusive em jornais renomados, como a Folha de São Paulo, no Brasil, e o New York Times, nos Estados Unidos.

Suas estrutura e organização política traduzem uma tradição de mais de 12 anos, fixada sob uma mistura de modelos tradicionais adotados no então Império do Brasil, no século XIX, e de propostas criadas e desenvolvidas no seio da sociedade reuniã, intensa e fervilhante, que ao longo de sua história desenvolveu sistemas e regimes absolutamente peculiares. Uma Constituição (a Sagrada) tradicional e respeitada por todos garante o bom andamento de nossos assuntos internos, e uma teia de alianças poderosíssimas garante a liderança do país no cenário internacional.

O país se organiza, portanto, por meio de quatro poderes de Estado, sendo que o Poder Moderador, representado pela Monarquia e pelo Imperador, tem uma posição de potencial controlador dos demais, bastando que haja ameaça à integridade do Estado para que intervenha em qualquer dos demais.

Reunião possui mesmo uma cultura própria; virtualismos únicos, leis interessantíssimas, e um povo altamente intelectualizado, mais ao mesmo tempo divertido. É uma sociedade altamente politizada, de ânimos por vezes acirrados, e todavia dotada de um grande senso de patriotismo que a faz reunir mais de uma centena de cidadãos activos que fazem parte da vida nacional há mais de uma década, além de novos súditos altamente participativos.

Esta Ilha simboliza o que há de mais pioneiro no micronacionalismo de viés modelista, conseguindo manter-se há mais de uma década como uma micronação activa, participativa, democrática, politizada, divertida e que promove uma saudável amizade entre seus integrantes, egressos que são dos mais diversos campos profissionais, nacionalidades, ideologias e estilos de vida.

Durante toda sua existência, desde 1999, nosso país acabou por gerar um grupo heterogêneo de súditos "de sempre". Vários quese tornaram jornalistas em Reunião, quando adolescentes, acabaram se tornando jornalistas de verdade, macronacionalmente; outros se apaixonaram pelo Direito do país em sua juventude, e agora, dez anos mais tarde, advogam para grandes escritórios. Muitos que vieram para a Ilha escrevendo mal, ou com muitos erros ortográficos, hoje se aproximam cada vez mais do ideal da língua de Camões.... Casais se formaram aqui, e têm filhos hoje em dia. Reunião, além de Império, é, sim, uma grande família.

Ao longo deste portal, o súdito de Sua Majestade, ou o visitante, terá maiores possibilidades de descobrir mais sobre o que é o Império, suas características, tradições, pilares e particularidades.

 

© Sacro Império de Reunião - Holy Empire of Réunion